quarta-feira, maio 25, 2011

[Livro] Escolher ou Ser Escolhido?, de Marcelo Jabur

O que pensar de um livro que pretende dar dicas sobre opções de carreira mas que seja diminuto em tamanho, tenha pouquíssimas páginas, use letra grande e espaçamento duplo? Seria possível transmitir algo realmente importante, sério e útil desta forma?

O que Marcelo Jabur consegue em "Escolher ou ser escolhido" nada mais é do que repetir o óbvio, aquilo que todo bom profissional já ouviu falar e já leu em vários livros. Isso é ruim? Neste caso a resposta é não, muito pelo contrário. O maior mérito de Jabur é reunir em um único livro, de forma extremamente clara e fácil de entender, pontos importantes que todo mundo sabe, mas poucos efetivamente vivenciam.

São temas que todos nós precisamos constantemente reavivarmos em nossas vidas, para que não fiquem somente na teoria. Quem não sabe que toda e qualquer atitude que tomamos em nossa carreira vai refletir no futuro? Quem não sabe que o sucesso ou o fracasso não são frutos de uma única decisão e sim da somatória de todas elas? Que devemos conhecer os anseios particulares de cada membro da equipe? Todos sabem, mas poucos realmente agem desta forma no dia-a-dia.

É nesse sentido que "Escolher ou ser escolhido" se mostra útil; naquele momento em que falta motivação, falta um direcionamento, falta saber o que pode estar errado, um rápido insight pode nos trazer de volta à realidade e à consciência de que, mais do ninguém, somos nós mesmos os responsáveis por nossa carreira.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...