sexta-feira, janeiro 21, 2011

[Livros] Os segredos da ficção, de Raimundo Carrero


Tomei conhecimento deste livro através de um blog literário que acesso periodicamente. Eu, além de ser um apaixonado pela leitura, sonho em algum dia publicar algo, além dos textos amadores que já postei em meu blog (http://pessoailtda.blogspot.com). Nas informações que obtive a respeito da obra, gostei do fato do autor não ter como objetivo ditar regras sobre como escrever bem. Isso é realmente impossível, considerando-se que a literatura é uma arte e como tal tem suas infinitas nuances, características e qualidades.

Seria possível alguém transformar-se em um escritor de qualidade lendo um livro como este? Acredito que não seria suficiente. Eu, particularmente, creio que um bom escritor já nasce com um dom. Obviamente que esse dom pode ou não ser estimulado e desenvolvido durante a infância, a adolescência e mesmo na idade adulta. Por outro lado, nenhum escritor é bom ou perfeito o bastante para não poder melhorar sua técnica.

A maior qualidade de "Os segredos da ficção" é não pretender ser um manual. Não há como definir padrões para um bom romance, um bom conto. O autor dá dicas, ensina técnicas e fornece um bom conhecimento teórico através de exemplos. E o resultado é realmente muito interessante.

Apesar de usar uma linguagem bastante acessível, em alguns pontos o que podemos chamar de teoria literária se mostra um tanto prolixa aos escritores amadores. Não vejo isso como uma falha. É até uma forma dos amadores sentirem-se motivados e curiosos a ponto de evoluírem seus estudos de técnicas literárias.

"Os segredos da ficção" não é um livro para ser lido uma única vez. Não há como decorar seus ensinamentos. Eles têm que ser absorvidos naturalmente. Diante disso, acredito que seja possível obter o máximo potencial de seu conteúdo através de duas, três ou até mais leituras, intercaladas com exercícios de escrita e consumo de outros livros.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...