quarta-feira, janeiro 19, 2011

[Livro] Uma Breve História do Século XX, de Geoffrey Blainey

Talvez nunca tenha havido um outro momento em que os livros de História vendessem tanto quanto agora. Isso é fruto, sem dúvida alguma, da abordagem diferente que alguns autores passaram a dar ao assunto. Nada daquela decoreba chata de datas e nomes. Tornou-se possível ler sobre História como se estivéssemos lendo um romance.

"Uma Breve História do Século XX" segue esta linha. Os principais acontecimentos e personagens do século passado são abordados de maneira leve e interessante, dando um panorama muito rico sobre como os fatos aconteceram e de que forma eles ainda influenciam o mundo atual.

Apesar dessa leveza toda, creio que seja um livro para quem gosta de História. O fato de tratar os assuntos de forma resumida, exige do leitor um certo conhecimento prévio dos acontecimentos históricos, sob pena de parecerem fatos isolados e sem a devida importância.

A leitura é fácil e bastante rápida. Tenho convicção de que se as escolas passassem a adotar material didático nessa linha, teríamos muito mais crianças interessadas pela História, o que os tornariam adultos mais conscientes e engajados.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...